Promotoria denuncia sete suspeitos de invadir Indea durante fiscalização ambiental em MT
27/12/2024
Equipes do Instituto de Defesa Agropecuária foram atacadas por suspeitos armados após apreenderem um caminhão durante fiscalizações. Um sargento da PM foi baleado durante a invasão. Equipes do Instituto de Defesa Agropecuária foram atacadas por suspeitos armados após apreenderem um caminhão durante fiscalizações
Reprodução
A Promotoria de Justiça denunciou sete suspeitos de invadir o Instituto de Defesa Agropecuária (Indea-MT), no Distrito de Guariba, em Colniza, a 1.065 km de Cuiabá. Apesar do período de recesso, a denúncia foi protocolada nessa quinta-feira (26), devido a gravidade e urgência do caso, segundo o promotor substituto Bruno Barros Pereira.
Os sete denunciados são:
Eliton Mendes Boroviec;
Luciano Maria de Souza;
Hadryel Lucas Machado Callegari;
Laerte dos Santos Santana;
Dhiego Pascoal Pereira;
Alberto de Lima Tsugawa;
Wagner da Silva Mourao.
O g1 tenta localizar a defesa dos suspeitos.
De acordo com o Ministério Público de Mato Grosso (MPMT), eles foram denunciados pelos crimes de tentativa de latrocínio e extorsão majorada pelo concurso de pessoas e pelo emprego de arma de fogo.
Segundo a polícia, ao todo, haviam 11 suspeitos envolvidos diretamente na invasão. Quatro estão foragidos. O MPMT solicitou a prisão preventiva de todos os envolvidos, alegando necessidade de garantir a ordem pública.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 MT no WhatsApp
Relembre o caso
O caso aconteceu quando equipes do Indea foram atacadas por suspeitos armados após apreenderem um caminhão durante fiscalizações na região do distrito. Com isso, a Polícia Militar foi acionada para fornecer ajuda no conflito.
De acordo com o Instituto de Defesa, o caminhão estava carregado com toras de madeira. Porém, ao ser questionado, o motorista, de 27 anos, afirmou não ter a documentação que comprovasse a origem do material.
A carga foi apreendida e o motorista encaminhado à Delegacia Especializada de Meio Ambiente (Dema) da cidade. Em seguida, um grupo armado chegou ao local e iniciou uma troca de tiros, enquanto roubava o caminhão apreendido. Durante o confronto, o policial foi atingido na cabeça, no braço e no abdômen.
O militar foi socorrido e levado para a Unidade Básica de Saúde (UBS) de Guariba, onde recebeu os primeiros socorros, foi estabilizado e, em seguida, transferido para um hospital em Colniza. O agente precisou passar por uma cirurgia de emergência e recebeu alta depois de 11 dias internado.
Após a troca de tiros, os suspeitos ameaçaram o responsável pelo controle de uma balsa e o forçaram a atravessar um rio da região para ajudá-los na fuga.
Policial recebeu alta após 11 dias internado